Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"As minhas clientes têm agora mais uma ocasião para vestir Nuno Baltazar"

É Nuno Baltazar quem assina a terceira coleção lançada pela Sport Zone em parceria com um estilista português. Com peças para homem e mulher, a inspiração veio do seu universo pessoal e do cinema americano dos anos 80 que fez nascer a moda de “levar para a rua as primeiras influências do desporto”.

Notícias ao Minuto

08:45 - 10/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Moda

Quando a Sport Zone desafiou Nuno Baltazar para desenvolver uma coleção athleisure, a inspiração surgiu de imediato: “Pensei logo na iconografia do cinema americano da década de 80, em que a dança era muito forte. Falamos de filmes como o 'Fame', 'Flashdance' ou 'Stand Alive', que são da minha geração e trouxeram para a rua as primeiras influências de desporto para a moda urbana”, conta o estilista ao Notícias ao Minuto, explicando que o seu objetivo era o de criar “uma coleção desportiva mas feita de peças que não se cinjam ao desporto”.

Em vez disso, Nuno Baltazar prevê que se use, por exemplo uma das sweatshirts desta coleção com uma saia plissada ou de lantejoulas, “ou outra forma divertida que permita, a quem se identifica com a coleção, criar looks mais irreverentes e divertidos e que quem as use possa ser também versátil”. O próprio designer apresentava tal conjugação descontraída e que permite levar a tendência athleisure a outros momentos. Fê-lo com uma T-shirt cinza de corte a direito da coleção apresentada que conjugou com umas calças pretas pelas canelas, em tecido, e uns sneakers brancos.

Tal versatilidade é, como se prova, bem possível e facilmente conjugável com ambas as linhas – a de homem e a de mulher – cujas peças se assemelham nos tons, onde protagoniza o cinza, deixando ainda espaço para algum vermelho e detalhes a azul marinho. Quanto a pormenores, as peças ostentam apenas um ‘N’ (de Nuno, é claro), que é desconstruído e bem discreto mas suficiente para marcar cada peça enquanto criação do autor.

Quem conhece o trabalho do estilista, cujo atelier tem morada no Porto, sabe que o resultado desta parceria é bem diferente do que habitualmente apresenta, “por isso é que foi um desafio tão interessante”, diz-nos, certo de que o que apresenta é de associação pouco óbvia ao seu nome. Apesar disso, representa aquilo que o próprio é enquanto homem, que se revê na sua criação: “é a forma como gosto de me vestir. Gosto de praticar desporto, gosto de fazer essa mistura. Revejo-me completamente”.

Gosto de praticar desporto, gosto de fazer essa mistura. Revejo-me completamente nesta coleção E se se revê a si próprio em Sport Zone X Nuno Baltazar, o mesmo acontece com as mulheres para quem desenha e de quem não se esqueceu quando aceitou o desafio: “As minhas clientes têm diferentes situações no seu dia a dia e agora têm mais uma em que podem usar Nuno Baltazar, seja quando fazem ginásio, numa atitude mais desportiva, mais casual e menos sofisticada, seja numa outra vertente em que podem misturar as peças com outras mais festivas, mais especiais”.

Três anos, três propostas de autor

Esta coleção cápsula marca assim a terceira parceria da Sport Zone com um estilista português, com quem a marca se posiciona num território ‘mais trendy’ e com propostas que não se cingem de todo a ocasiões de desporto.

A primeira coleção apresentada foi desenhada por Katty Xiomara, com peças apenas para mulher. Seguiu-se Miguel Vieira, que acrescentou peças para homem e deu destaque aos desportos de combate, e este ano foi a vez de Nuno Baltazar se juntar ao projeto com uma proposta bem intemporal onde reina o espírito retro e as referências cinematográficas à dança mais icónica.

A coleção Sport Zone x Nuno Baltazar já está disponível e será vendida em exclusivo nas lojas Sport Zone e por edição limitada. Conheça na fotogaleria algumas das peças desta coleção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório