Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Televisão russa difunde registo telefónico atribuído a Yulia Skripal

A televisão pública russa difundiu hoje um registo áudio apresentado como uma conversa telefónica entre Yulia Skripal, hospitalizada em Inglaterra após ser envenenada com seu pai Serguei no início de março, e a sua prima Viktoria.

Televisão russa difunde registo telefónico atribuído a Yulia Skripal
Notícias ao Minuto

14:14 - 05/04/18 por Lusa

Mundo Skripal

Os apresentadores do programa afirmam ter obtido este registo através de Viktoria Skripal, mas reconheceram não poder comprovar a sua autenticidade.

Nesta breve conversa em russo difundida na edição do programa "60 minutos" na cadeia televisiva Rossiya 1, quem é apresentada como Yuila Skripal exprime-se de forma muito desenvolta, afirmando que ela e o seu pai estão em fase de recuperação e que poderá deixar o hospital em breve.

"Está tudo bem, tudo pode ser resolvido, estamos todos vivos e em restabelecimento", declara a voz apresentada como Yuila, acrescentando que o seu pai "está a preparar-se para descansar, para dormir".

"A saúde de todos é normal, não existe nada de irreversível. Tudo vai correr bem", prossegue.

O hospital onde os Skripal estão internados indicou que o estado de Yulia "melhora rapidamente" e que "já não se encontra em estado crítico", ao contrário de seu pai, que permanece em estado "estável".

O envenenamento do ex-espião duplo russo Serguei Skripal e de sua filha em 04 de março, em solo britânico, provocou uma das piores crises nas relações entre a Rússia e o ocidente desde a Guerra fria e conduziu a uma vaga histórica de expulsões recíprocas de diplomatas.

Londres acusa Moscovo de envolvimento neste envenenamento através da utilização de um agente neurotóxico, enquanto a Rússia desmente as acusações e denuncia uma "provocação" e uma "campanha anti-russa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório