Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Líderes europeus pedem a Turquia que pare "ações ilegais persistentes"

Os líderes dos países da União Europeia pediram na quinta-feira à Turquia para "parar as ações ilegais persistentes" no mar Egeu e no Mediterrâneo oriental e "respeitar a soberania de Chipre", críticas que Ancara classificou hoje de "inaceitáveis".

Líderes europeus pedem a Turquia que pare "ações ilegais persistentes"
Notícias ao Minuto

11:59 - 23/03/18 por Lusa

Mundo Ancara

"O Conselho Europeu condena as ações ilegais da Turquia na zona e sublinha a sua total solidariedade com o Chipre e a Grécia", afirmaram os dirigentes europeus nas conclusões divulgadas após o primeiro de dois dias de uma cimeira em Bruxelas.

A alguns dias de uma importante cimeira UE-Turquia, os dirigentes europeus exortam ainda Ancara a "respeitar o direito internacional e a manter boas relações com os seus vizinhos", assim como a normalizar as relações com todos os Estados membros, "incluindo a República do Chipre".

A Turquia rejeitou hoje as críticas "inaceitáveis" da UE, considerando que o comunicado do bloco "serve os interesses da Grécia e dos cipriotas-gregos" porque "eles são membros" da União, sem que esta "se questione sobre se eles têm razão".

"A UE perdeu a sua neutralidade em relação à questão cipriota", declarou ainda à imprensa o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, Hami Aksoy.

Recentemente ocorreram incidentes no contexto de antigas disputas territoriais da Turquia com os cipriotas gregos e a Grécia.

A marinha turca impediu uma embarcação italiana de fazer perfurações em águas cipriotas e um navio patrulha turco colidiu com um navio grego no mar Egeu.

Aksoy assegurou que o encontro previsto para 26 março em Varna, na Bulgária, entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, é "importante" para a Turquia.

"A UE deve mostrar uma atitude mais construtiva em relação ao nosso país para eliminar os problemas de confiança nas relações e deve aplicar as suas decisões", disse ainda, mencionando nomeadamente a liberalização de vistos para os turcos na União e a ajuda financeira europeia prevista no acordo migratório de março de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório