Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Conselho Europeu leva "muito a sério" caso da Cambridge Analytica

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sublinhou hoje que a União Europeia leva "muito a sério" o caso da Cambridge Analytica, acusada de uso indevido de dados de milhões de utilizadores do Facebook para influenciar as eleições norte-americanas.

Conselho Europeu leva "muito a sério" caso da Cambridge Analytica
Notícias ao Minuto

18:46 - 22/03/18 por Lusa

Mundo Donald Tusk

"Foi claro para todos os líderes que a privacidade dos cidadãos e os dados pessoais têm de ser plenamente protegidos. Levamos este tema muito a sério. A União Europeia e a legislação nacional [dos países comunitários] têm de ser respeitadas", disse Tusk em conferência de imprensa em Bruxelas, onde está a decorrer a "cimeira da primavera" do Conselho Europeu.

A rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica, acusada de ter recuperado dados de 50 milhões de utilizadores da rede social, sem o seu consentimento, para elaborar um programa informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump.

A empresa fundada por Mark Zuckerberg afirmou-se "escandalizada por ter sido enganada" pela utilização feita com os dados dos seus utilizadores e disse que "compreende a gravidade do problema".

O escândalo levou a uma descida das ações do Facebook e Mark Zuckerberg foi convocado por uma comissão parlamentar britânica e pelo Parlamento Europeu para se explicar.

Nos Estados Unidos, os procuradores de Nova Iorque e de Massachusetts e a Comissão Federal do Comércio anunciaram que vão investigar o caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório