Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Leoa com juba? Veterinários tentam resolver mistério

Caso é raro, mas não inédito.

Leoa com juba? Veterinários tentam resolver mistério
Notícias ao Minuto

12:12 - 25/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A equipa de veterinários de um zoo americano tem em mãos um mistério para resolver. Como se sabe, só o leões machos têm juba. Acontece que começou a crescer uma juba numa leoa.

Bridget, uma leoa africana de 18 anos que vive no zoo de Oklahoma City, começou a desenvolver essa característica, geralmente masculina, em março do ano passado.

A equipa de veterinários está a analisar o sangue do animal à procura de explicações, permanecendo inexplicável a causa do crescimento da juba. “Estamos a tentar resolver o enigma”, disse Gretchen Cole à ABC News.

O crescimento de jubas nos leões está relacionado com o aumento da produção de testosterona e, apesar de ser algo raro em leoas, a verdade é que não é uma situação inédita. Os cientistas observaram vários casos nos últimos anos, escreve o Independent.

Nomeadamente em 2011, quando Emma, uma leoa de 13 anos, num zoo na África do Sul, começou a desenvolver uma juba. Os zoologistas descobriram que o crescimento estava relacionado com um problema com os ovários, o que provocou uma produção excessiva de testosterona.

Em 2014, no Botswana, foi descoberto um grupo de leoas que tinham comportamentos associados aos machos, como o rugir. Neste caso, os cientistas acreditam que essas características possam ter sido transmitidas geneticamente com o passar do tempo e que comportamentos semelhantes aos dos machos poderiam até servir como uma vantagem e uma questão de sobrevivência de grupo.

Quanto a Bridget, os veterinários referem que o crescimento da juba não trará impactos negativos à sua qualidade de vida, podendo o fenómeno estar relacionado com um desequilíbrio hormonal. As análises ao sangue poderão confirmá-lo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório