Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Homem que alertou para ofensiva com mísseis pensou que ataque era real

O homem que alertou os habitantes da ilha no Pacífico e mandando-os “procurar abrigo imediatamente”, não se apercebeu que se tratava de uma simulação militar.

Homem que alertou para ofensiva com mísseis pensou que ataque era real
Notícias ao Minuto

17:28 - 30/01/18 por Liliana Lopes Monteiro

Mundo Havai

O funcionário do governo norte-americano que provocou um ataque de pânico em massa no Hawai, depois de ter anunciado que a ilha estava prestes a ser atacada por mísseis, acreditava verdadeiramente que a ofensiva era real.

O alerta enviado para os telemóveis da maioria da população no início deste mês, dizia em letras maiúsculas: “AMEAÇA DE ATAQUE MÍSSIL A CAMINHO DO HAWAI. PROCURE ABRIGO IMEDIATAMENTE, NÃO SE TRATA DE UM EXERCÍCIO”.

Todavia, o funcionário em questão não percebeu de facto que se tratava de um exercício.

A mensagem provocou a histeria e o pânico na ilha. Estações de televisão chegaram a interromper a emissão dos programas que estavam a ser transmitidos, para avisarem que um ataque estaria prestes a acontecer.

A NBC passou uma mensagem no rodapé, durante a transmissão de um jogo de futebol, na qual se lia “detetado míssil a caminho”. Já a CBS interrompeu um jogo de basquetebol para alertar os telespetadores para “um ataque iminente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório