Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Índia: Mais de 21 milhões de meninas não são desejadas pelos pais

Na Índia, a vontade dos pais terem filhos em vez de filhas resultou em 21 milhões de meninas “indesejadas”, segundo um relatório do Governo.

Índia: Mais de 21 milhões de meninas não são desejadas pelos pais

O relatório produzido pelo Ministério das Finanças indiano afirma que muitos casais naquele país continuam a ter bebés, até que nasça um rapaz.

Os autores do projeto chamam à tendência “uma forma mais subtil” daquela sociedade manifestar uma preferência por bebés do género masculino, em vez da solução mais radical de recorrer a abortos seletivos. Porém, avisa que mesmo assim essa "propensão" pode levar a uma maior discriminação dirigida a raparigas e que a menos recursos sejam disponibilizados para o seu crescimento.

De acordo com os mesmos autores mais de 63 milhões de mulheres já “desapareceram” na Índia, porque a preferência por bebés do sexo masculino levou por um lado, a abortos seletivos e por outro lado, a maus tratos e até a falta de assistência médica para as meninas.

Testes que possibilitam determinar o sexo do feto são ilegais na Índia, contudo ainda são realizados.

A preferência dos pais por rapazes é sobretudo influenciada por motivos culturais. Entre eles: só os filhos homens podem herdar bens; pais de meninas têm que pagar avultados dotes quando elas se casam e numa sociedade na qual os filhos cuidam dos pais na sua velhice, as mulheres estão novamente em desvantagem, já que se veem obrigadas a mudar para a casa do marido e dos sogros, deixando a família para trás.

Punjab e Haryana são os estados onde mais se nota a preferência dos pais por meninos. Já Meghalaya é um dos estados onde menos se manifesta essa tendência discriminatória. Em Punjab e em Haryana há 1200 rapazes, com menos de sete anos para 1000 raparigas, com a mesma idade, diz o relatório do Ministério das Finanças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório