Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

ONU pede diálogo para fim dos combates no sul do Iémen

As Nações Unidas apelaram hoje para o fim dos combates na cidade iemenita de Áden e instaram todas as partes a iniciarem um "diálogo construtivo".

ONU pede diálogo para fim dos combates no sul do Iémen
Notícias ao Minuto

21:04 - 29/01/18 por Lusa

Mundo Aden

A organização reagiu assim aos confrontos registados durante os últimos dias entre tropas governamentais e forças separatistas do sul do Iémen, até agora aliadas do executivo do Presidente Abdo Rabu Mansur Hadi.

"Chamamos todas as partes a deter os combates e iniciarem um diálogo construtivo para resolver os seus problemas", disse o porta-voz da ONU, Farhan Haq, quando questionado a este respeito.

Haq sublinhou que o conflito forçou o encerramento do aeroporto de Áden e disse que, atualmente, todo o pessoal que as Nações Unidas têm na cidade está seguro.

O Presidente do Iémen, Abd Rabbo Mansur Hadi, afirmou hoje que os confrontos em Áden (no sul do país), sede provisória do Governo reconhecido internacionalmente, são "um golpe" contra a sua administração.

Pelo menos 24 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas nos confrontos que se registam desde domingo em Áden entre forças leais a Mansur Hadi e separatistas do sul, até agora aliados no combate aos rebeldes xiitas Huthi.

Os combates abriram também uma brecha na coligação internacional árabe que intervém militarmente no país desde 2015, uma vez que os Emirados Árabes Unidos, um dos aliados-chave da Arábia Saudita na coligação, apoiam e deram treino a separatistas.

Mansur Hadi, citado pela agência Associated Press, pediu o fim dos confrontos, afirmando que "a insurreição e as armas não levam à paz nem à construção de um Estado".

Além das forças governamentais, dos separatistas do sul e dos rebeldes Huthi, estão presentes no Iémen grupos armados como a Al-Qaida na Península Arábica (AQPA) e o Estado Islâmico.

Segundo a ONU, a guerra no Iémen já fez cerca de 10.000 mortos e 53.000 feridos e causou a pior crise humanitária dos últimos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório