Meteorologia

  • 28 MAIO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 16º

Edição

Ministério Público ameaça prender Puigdemont caso este vá à Dinamarca

Ex-líder da Generalitat demonstrou vontade em participar, amanhã, numa conferência em Copenhaga. Mandado de captura internacional foi retirado em dezembro, mas o Ministério Público deixou, este domingo, o aviso: caso Puigdemont saia de Bruxelas, segue novo pedido para o juiz Pablo Llarena.

Ministério Público ameaça prender Puigdemont caso este vá à Dinamarca
Notícias ao Minuto

20:31 - 21/01/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

O Ministério Público espanhol, La Fiscalia, garantiu este domingo que solicitará ao juiz do Tribunal Supremo, Pablo Llarena, que reative a ordem europeia para a detenção de Carles Puigdemont caso o ex-líder da Generalitat vá, como está previsto, à Dinamarca.

Puigdemont, recorde-se, está acusado de sedição e de rebelião. Por esse motivo, foi para Bruxelas, em outubro, e desde então que não sai da capital belga.

No entanto, o líder do Juntos pela Catalunha, que continua com a esperança de ser investido como líder do governo catalão, manifestou a vontade de ir à Universidade de Copenhaga, na próxima segunda-feira, para participar numa conferência.

Perante esta possibilidade, o Ministério Público reiterou de imediato que pretende a detenção de Puigdemont. “É intenção do Ministério Público atuar imediatamente, solicitando ao magistrado instrutor do Tribunal Supremo que proceda à ativação da ordem de entrega e de detenção europeias para solicitar à autoridade judicial dinamarquesa a detenção do investigado”, lê-se no comunicado do Ministério Público, citado pelo La Vanguardia.

Caso seja feito este pedido, o juiz Pablo Llarena terá de decidir se opta ou não por emitir novo mandado de captura europeu. Recorde-se que este mandado foi retirado em dezembro, uma vez que as autoridades espanholas temiam que a Bélgica pudesse oferecer asilo político a Puigdemont.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.