Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2018
Tempo
26º
MIN 22º MÁX 29º

Edição

Polícia holandesa vai "despir" jovens cujas roupas sejam demasiado caras

Os agentes vão andar com atenção a jovens que estejam a usar roupas ou relógios que pareçam mais caros do que podem comprar.

Polícia holandesa vai "despir" jovens cujas roupas sejam demasiado caras
Notícias ao Minuto

15:39 - 20/01/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Autoridades

A polícia da cidade holandesa de Roterdão lançou um projeto piloto que pretende confiscar roupas caras e acessórios a jovens que pareçam demasiado pobres para os comprar.

Os agentes explicaram, ao Independent, que a ideia é que caso os jovens abordados pela polícia não consigam provar que obtiveram as roupas legalmente, ou se não for claro como as pagaram, essas serão confiscadas.

O objetivo é reduzir a criminalidade. "Normalmente são jovens que se consideram intocáveis. Vamos despi-los na rua", disse o chefe da polícia de Roterdão, citado pelo jornal, acrescentando que "alguns jovens andam com casacos de 1.800 euros. Não têm salário, portanto a questão é como é que o obtiveram".

A ideia tem sido criticada por se assemelhar ao ato de suspeitar de alguém tendo por base apenas a sua raça. "Entendemos que não querem criar a ideia de que isto não é uma questão étnica, mas as hipóteses de isso acontecer são bastante grandes", disse a provedora da cidade, Anne Mieke Zwaneveld.

O inicio do período de teste vai começar na zona oeste da cidade e a polícia diz que vai incidir sobre um gang em particular.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.