Meteorologia

  • 27 MAIO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 16º

Edição

Paralisação do governo é a primeira desde 2013, mas não é exceção

Donald Trump e o Congresso não conseguiram chegar a acordo sobre Orçamento.

Paralisação do governo é a primeira desde 2013, mas não é exceção
Notícias ao Minuto

12:08 - 20/01/18 por Sara Gouveia

Mundo EUA

A paralisação parcial dos serviços do governo dos Estados Unidos surge na sequência da tentativa falhada de compromisso entre a Casa Branca e o Congresso.

As paralisações são pouco comuns, mas não são inéditas. O governo já encerrou parcialmente três vezes nos últimos 25 anos, e mais vezes em décadas passadas, recorda a Associated Press.

As paralisações parciais levam à suspensão de centenas de milhares de funcionários públicos, a várias atividades do governo paradas e afeta a economia.

Durante a administração de Jimmy Carter, este tipo de encerramento aconteceu quase todos os anos, com uma média de 11 dias de duração cada. Nos dois mandatos de Ronald Reagan, nos anos 80, houve seis paralisações, com um ou dois dias.

Em outubro de 2013, durante a presidência de Barack Obama, houve uma paralisação de 16 dias, relacionada com a lei de cuidados de saúde, que afetou a maior parte dos serviços do governo e que gerou a suspensão de 850 mil funcionários.

Entre dezembro de 1995 e janeiro de 1996, os Republicanos, liderados por Newt Gingrich, queriam reduzir o Orçamento e forçaram uma paralisação de três semanas, numa tentativa de coagir o Presidente da altura, Bill Clinton, a aceitar outro acordo de Orçamento. Os republicanos acabaram por ficar com a culpa do encerramento dos serviços e a luta acabou a aumentar a popularidade de Clinton que acabou por ser reeleito em novembro desse ano.

A mais recente paralisação coincide com o dia em que Donald Trump cumpre um ano na Casa Branca.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.