Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Selo com 2.700 anos pode provar existência de governador em Jerusalém

O selo de argila foi descoberto na Cidade Velha de Jerusalém.

Selo com 2.700 anos pode provar existência de governador em Jerusalém
Notícias ao Minuto

08:22 - 02/01/18 por Sara Gouveia

Mundo Arqueologia

O pequeno selo de argila, com 2.700 anos, foi encontrado em Jerusalém por arqueólogos israelitas e apresentado, na segunda-feira, como prova material de que existiu um governador na cidade, conta a AFP.

O objeto redondo, do tamanho de um botão, foi encontrado num edifício perto do Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém.

O selo data do século VI ou VII a.C. e será uma prova de que a figura de que se desconhecia a existência, sendo apenas citada na Bíblia, terá mesmo existido.

"Ao governador da cidade", lê-se numa das inscrições e acima da inscrição figuram dois homens trajados com mantos, um de frente para o outro e de mãos dadas, com o que parece ser uma lua entre as mãos.

Segundo Shlomit Weksler Bdolah, que participa nas escavações esta "é uma descoberta muito pouco comum". 

"A importância desta descoberta reside no facto de que até agora, só conhecíamos a expressão 'governador da cidade' pela Bíblia", explicou, citada pela AFP, acrescentando: "é a primeira vez que encontramos esta menção num contexto arqueológico".

O selo não menciona o nome do dirigente de Jerusalém, mas vai ser agora submetido a exames científicos para confirmar o seu vínculo com a cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório