Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Bruxelas vai investigar IKEA devido a benefícios fiscais na Holanda

A cadeia sueca de mobiliário será alvo de um investigação europeia devido a alegadas ilegalidades fiscais na Holanda

Bruxelas vai investigar IKEA devido a benefícios fiscais na Holanda
Notícias ao Minuto

12:08 - 18/12/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Comissão Europeia

A Comissão Europeia deverá abrir uma investigação sobre a estrutura de impostos corporativos da gigante do mobiliário sueca IKEA. A notícia está a ser avançada pela BBC e em causa estarão possíveis vantagens fiscais concedidas nos Países Baixos.

Margrethe Vestager, comissária europeia da concorrência, garante que todas as empresas "grandes ou pequenas, multinacionais ou não, devem pagar a sua justa parcela de impostos".

Deste modo, a União Europeia irá analisar se as questões tributárias da empresa estão a cumprir as regras europeias.

Em comunicado, a Comissão Europeia diz querer averiguar se "duas decisões fiscais antecipadas permitiram à Inter IKEA pagar menos impostos, dando-lhe uma vantagem em relação a outras empresas, em violação das regras da União Europeia em matéria de ajudas de Estado".

A investigação diz respeito a duas decisões fiscais, de 2006 e 2011, que reduziram a base tributável da Inter IKEA Sistems na Holanda.

IKEA garante que "está em conformidade" com regras da UE

"A forma como temos sido taxados pelas autoridades nacionais está, do nosso ponto de vista, em conformidade com as regras da UE", indicou a IKEA em comunicado enviado à AFP, garantindo ainda que está disponível para "cooperar e responder às questões das autoridades holandesas e da Comissão Europeia".

A Comissão indicou suspeitar que o grupo Inter IKEA, que explora o 'franchising' da IKEA, tenha obtido "vantagens fiscais que não beneficiam outras empresas submetidas às mesmas regras fiscais na Holanda".

Se for esse o caso, trata-se de uma violação das regras da concorrência, que cabe à Comissão garantir.

A cadeia sueca insiste que o grupo Inter IKEA, incluindo a sua filial holandesa, compromete-se a pagar "as taxas e a respeitar as leis e regulamentos" em todos os locais onde está presente.

A IKEA teve em 2015-2016 um lucro recorde de 4,2 mil milhões de euros e as suas vendas são de quase 40 mil milhões de euros.

A cadeia sueca, controlada através de uma estrutura complexa pela família do fundador Ingvar Kamprad, de 91 anos, tem atualmente mais de 400 lojas em cerca de 50 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório