Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Transplante de cabeça humana feito. Operação a pacientes vivos mais perto

Cirurgia demorou 18 horas e mostra que pode estar cada vez mais próxima a possibilidade de transplantar a cabeça de uma pessoa com graves problemas físicos para outro corpo.

Transplante de cabeça humana feito. Operação a pacientes vivos mais perto
Notícias ao Minuto

13:32 - 17/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Viena

Foi levado a cabo o primeiro transplante completo de cabeça em seres humanos. Em causa está uma cirurgia que decorreu com cadávares e que demorou 18 horas.

O anúncio foi feito esta sexta-feira numa conferência de imprensa por Segio Canavero, o responsável do Turin Advanced Neuromodulation Group.

A operação foi levada a cabo pelo cirurgião Xiaoping Ren e a sua equipa, que conseguiram, com sucesso, transplantar uma cabeça de um cadáver para outro, ligando a coluna, nervos e vasos sanguíneos, realça o Telegraph.

Sergio Canavero (na imagem) revelou que o próximo passo será um transplante com um paciente em morte cerebral. E que este passo está "iminente". O plano final passará por poder fazer uma operação completa envolvendo um ser humano vivo.

O mesmo cirurgião Xiaoping Ren já tinha conseguido fazer no ano passado uma cirurgia semelhante, com cadáveres de primatas. Na altura, Sergio Canavero prometeu que a operação seguinte seria precisamente esta, envolvendo cadávares humanos. Assim foi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório