Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiro transplante de cabeça está prestes a realizar-se?

O homem é apelidado de ‘Dr. Frankenstein’.

Primeiro transplante de cabeça está prestes a realizar-se?
Notícias ao Minuto

12:00 - 31/08/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Cirurgia

Nunca ninguém antes o conseguiu fazer e este médico, apelidado de ‘Dr. Frankenstein’, explica agora como vai realizar um transplante de uma cabeça inteira.

Noticia o Metro que o Dr. Sergio Canavero afirma ter os conhecimentos necessários para realizar a cirurgia, que consiste em cortar a cabeça do russo Valery Spiridonov (com 31 anos) e colocá-la num corpo novo.

Ao todo, a operação terá um custo de 14 milhões de dólares e demorará cerca de 36 horas. Sergio terá de separar tanto a cabeça do dador como a do seu paciente da coluna de ambos. Depois, afirma que vai usar uma substância parecida com cola para fundir a medula espinhal. 

“Eu percebo os riscos da cirurgia. São múltiplos. Tenho medo de não viver tempo suficiente para ver isto a acontecer a outra pessoa”, disse Valery. Se tudo correr como o planeado, o russo será induzido em coma durante quatro semanas para que o corpo consiga sarar.

Mas nem todos estão tão confiantes do sucesso desta operação. Críticos dizem que o plano de Canavero é “pura fantasia” e que o mesmo está a simplificar um procedimento que é bastante complexo.

Foi em 2015 que o paciente, com atrofia muscular espinal, entrou em contacto com o controverso médico.

A única referência que existe sobre uma operação com contornos idênticos remonta à década de 1970, quando Robert White transplantou a cabeça de um macaco para o corpo de um outro macaco. Oito dias depois, o animal morreu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório