Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Evitar uma fronteira não implica criar outras, declara ministro britânico

O Governo britânico esclareceu hoje, em Bruxelas, que as soluções para evitar uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda não implicam a criação de novas fronteiras dentro do Reino Unido.

Evitar uma fronteira não implica criar outras, declara ministro britânico
Notícias ao Minuto

14:07 - 10/11/17 por Lusa

Mundo Brexit

"Reconhecemos a necessidade de se encontrarem soluções específicas para as circunstâncias únicas da Irlanda do Norte", declarou o ministro britânico para o 'Brexit', David Davis, em conferência de imprensa após a 6.ª ronda negocial com a Comissão Europeia, que decorreu quinta-feira e hoje.

Davis salientou, no entanto, que "isto não pode redundar na criação de uma nova fronteira no interior do Reino Unido", ou seja, entre a Irlanda do Norte e o resto do país.

Segundo fontes europeias, citadas pela AFP, Bruxelas quer que a Irlanda do Norte possa permanecer na sua união aduaneira -- que elimina dos direitos aduaneiros nas fronteiras internas da UE e implica um sistema uniforme de direitos aduaneiros aplicáveis às importações do exterior da UE -- após o 'Brexit', de modo a evitar o regresso a uma fronteira física com a Irlanda.

A questão da fronteira entre as duas irlandas é um dos principais pontos em debate entre Londres e Bruxelas, tendo a primeira-ministra, Theresa May, indicado no final do último Conselho Europeu, em outubro, que o Acordo de Belfast deve ser a base de qualquer decisão, adiantando que ambas as partes concordam que "não deve ser criada uma fronteira física" com a Irlanda do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório