Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Adolescente obrigada a andar seminua para recuperar "honra" da família

O incidente ocorreu no Paquistão e a jovem "pagou" por um crime que foi cometido pelo irmão.

Adolescente obrigada a andar seminua para recuperar "honra" da família
Notícias ao Minuto

10:19 - 04/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Paquistão

Os habitantes de uma área remota do noroeste do Paquistão estão chocados depois de terem visto uma adolescente de 16 anos ser obrigada a andar seminua na rua por homens armados.

O objetivo dos agressores era, de acordo com a BBC, “resgatar a honra de sua família”. Os moradores da zona afirmam que a jovem é que “pagou” pelo facto de ter sido descoberto um caso secreto que o irmão mantinha com uma mulher da família dos homens armados.

O incidente agora divulgado ocorreu na semana passada perto da remota cidade de Chaudhwan, em Khyber Pakhtunkhwa (a menor das quatro províncias em que se subdivide o Paquistão).

As autoridades foram alertadas e já prenderam oito homens, estando neste momento à procura do nono.

De acordo com o relato das testemunhas, a adolescente foi ‘atacada’ em plena luz do dia quando foi buscar água a uma lagoa. “Eu e minhas primas estávamos de regresso depois de termos ido encher os cântaros quando esses homens nos apanharam. Eles empurraram-me e eu caí”. Foi então que “cortaram as minhas roupas com uma tesoura. Uma das minhas primas ainda me tentou tapar mas eles não permitiram”, referiu a adolescente a um jornal local.

A mãe, viúva, assim que soube das circunstâncias do incidente, foi ao encontro da filha e ainda viu “alguns homens armados junto a uma parede". "Perguntei-lhes o que tinham feito à minha filha", contou.

Uma fonte local, que pediu para manter o anonimato, disse à BBC que a família dos atacantes guardava rancor contra a família da menina por um incidente ocorrido há três anos – altura em que o irmão da rapariga foi acusado de dar um telemóvel à filha de um aldeão local com quem tinha uma relação secreta.

As chamadas disputas de honra no sul da Ásia são frequentes e, desta vez, a ‘pena’ foi cumprida por uma jovem inocente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório