Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Independentistas querem 'Brexit' que destrói "40 anos de autogoverno"

O secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, afirmou que o projeto de "secessionismo é o 'Brexit' da Catalunha" e acusou os independentistas de querem "destruir 40 anos de autogoverno".

Independentistas querem 'Brexit' que destrói "40 anos de autogoverno"
Notícias ao Minuto

13:49 - 21/10/17 por Lusa

Mundo PSOE

Falando aos militantes socialistas durante o congresso regional do PSOE em Múrcia, que coincidiu com o final do Conselho de Ministros espanhol extraordinário, Pedro Sánchez afirmou que a Espanha tem um histórico de autonomias regionais que não deve ser colocado em causa com o independentismo catalão.

São "40 anos de um processo de descentralização que fez com que a Catalunha seja a comunidade com maior autogoverno de Espanha e da Europa, algo que agora o secessionismo quer destruir", afirmou Sánchez.

O Governo espanhol decidiu hoje assumir a gestão corrente do executivo regional da Catalunha, o que inclui a competência de dissolver o parlamento regional e convocar eleições no prazo de seis meses.

As medidas foram acordadas entre o executivo de Madrid, o PSOE (líder da oposição ao Partido Popular, no Governo) e o Cidadãos.

Para o secretário-geral do PSOE, o partido decidiu apoiar o governo para não manter esta tensão política que "prolonga a agonia da Catalunha", que está a causar, entre outras coisas, uma fratura na convivência nacional e a colocar "empregos em risco".

O líder socialista insistiu, mais uma vez, que o debate sobre o modelo territorial deve ser feito e está em curso uma negociação com o PP (no poder) para discutir a reforma da Constituição no Congresso que permita integrar a diversidade territorial.

"O mais fácil seria não fazer nada", disse Sánchez, que considerou que a "única alternativa" é defender o estado social e democrático da lei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório