Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

CDU de Merkel começa a negociar coligação com os pequenos partidos

A chanceler alemã e líder da União Democrata-Cristã (CDU), Angela Merkel, iniciou hoje conversações preliminares com os líderes de três dos pequenos partidos germânicos com vista à formação de um novo governo na Alemanha.

CDU de Merkel começa a negociar coligação com os pequenos partidos
Notícias ao Minuto

17:43 - 18/10/17 por Lusa

Mundo Alemanha

As negociações surgem numa altura em que cresce a pressão sobre a líder da CDU - vinda do interior do seu próprio partido - devido ao fraco resultado nas eleições alemãs do mês passado.

Horas depois de terem arrancado as primeiras conversas para formar governo, um dos aliados de Merkel demitiu-se do cargo de governador da Saxónia, onde a CDU foi relegada para o segundo lugar, atrás da Alternativa para a Alemanha (AfD, da extrema-direita).

Stanislaw Tillich, em funções desde 2008, disse que se afastava porque "são necessárias novas respostas". O partido de Merkel governava na Saxónia desde a reunificação alemã, em 1990.

Em Berlim, a CDU de Merkel iniciou encontros com o seu partido irmão da Baviera, a União Social-Cristã (CSU), e os liberais do FDP. "Foi um bom primeiro passo" para sondar as intenções uns dos outros, comentou a secretária-geral do FDP, Nicola Beer.

O partido de Merkel conquistou cerca de um terço dos votos nas eleições gerais alemãs de setembro - sendo a formação mais votada - mas não conseguiu o número de assentos necessário para governar sozinho.

Como os sociais-democratas (SPD), de centro-esquerda, anunciaram que já não vão continuar na "grande coligação" com a CDU de Merkel, a chanceler virou agora atenção para o FDP e partido ambientalista Os Verdes. Um governo de maioria no parlamento requer os deputados de ambos estes partidos.

Seria uma coligação inédita a nível nacional. As posições destes partidos no que toca a migrações, política fiscal e medidas de combate às alterações climáticas são muito diferentes.

O partido de Merkel e o FDP já uniram forças no passado. O secretário-geral da CSU, Andreas Scheuer, já admitiu que um acordo com Os Verdes iria constituir o "componente mais difícil" numa eventual coligação.

Na sexta-feira os quatro partidos (CDU, CSU, FDP e Os Verdes) deverão encontrar-se pela primeira vez.

O processo de negociações para uma coligação deverá arrastar-se por semanas, ou mesmo meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório