Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 19º

Manipular fotos para modelos parecerem mais magras pode ter fim à vista

Uma nova lei francesa, que entrará em vigor no próximo dia 1 de outubro, serviu de base à Getty Images - um banco de imagens que passará a rejeitar fotos que tenham sido alteradas para modelar o corpo dos modelos.

Manipular fotos para modelos parecerem mais magras pode ter fim à vista
Notícias ao Minuto

21:31 - 27/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Photoshop

A Getty Images, um banco de imagens, irá proceder à alteração dos requisitos de submissão de fotos e a nova política entra em vigor já no dia 1 de outubro.

A informação é avançada pela The Verge e, segundo este meio de comunicação, passam a ser proibidas imagens que tenham sido alteradas em Photoshop para que modelos aparentem ser mais magras e mais altas.

Este linha de trabalho está em consonância com uma nova lei francesa que entrará em vigor no mesmo dia.

O diploma legal prevê que os editores devem ser mais rigorosos com “as imagens comerciais retocadas para mudar a forma do corpo de um modelo”, anuncia o documento jurídico.

Esta nova regra a aplicar em França exige também que as marcas de moda não produzam tamanhos abaixo do 34, obrigando também as modelos a serem examinadas regularmente por um médico que confirme um índice de massa corporal saudável.

O não cumprimento da legislação poderá resultar em multas avultadas, na ordem dos 64 mil dólares (aproximadamente 54 mil euros).

Esta iniciativa jurídica em França tem reflexos apenas na Califórnia, onde já se exige um atestado médico que verifique a saúde dos modelos e que os aconselhe em termos físicos e nutricionais.

A Getty esclareceu à The Verge que “serão aceites pequenos retoques, como manchas na pele, cor do cabelo ou a forma do nariz. A nova política é aplicada apenas para a manipulação da forma do corpo. As mudanças também serão aplicadas ao iStock, que é propriedade da Getty". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório