Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Este referendo não pode realizar-se"

O primeiro-ministro espanhol deixou claro que há mecanismos na legislação para impedir a realização de um referendo que viabilize a independência da Catalunha.

"Este referendo não pode realizar-se"
Notícias ao Minuto

20:22 - 20/09/17 por Fábio Nunes

Mundo Mariano Rajoy

A vontade do governo regional da Catalunha de avançar com um referendo que possa viabilizar a independência catalã vai esbarrar na intransigência de Mariano Rajoy, que pretende evitar a todo o custo a sua realização. 

Numa declaração ao país, o primeiro-ministro espanhol não deixou dúvidas sobre a posição do seu executivo.

"Este referendo não pode realizar-se", disse Mariano Rajoy. "A minha atenção está orientada pela responsabilidade para evitar que a intenção de poucas pessoas tenha um efeito muito grande e devastador para todos os espanhóis". 

O líder espanhol insistiu que quer "fazer cumprir a lei" e que "existem mecanismos e meios necessários para impedir que quem pretende infringir as normas e regras da democracia o possa fazer".

"A violação da lei é um ataque à democracia", afirmou Mariano Rajoy, acrescentando que "todas as ilegalidades terão uma resposta firme".

As críticas ao governo regional da Catalunha foram duras, com Rajoy a dizer que a marcação do referendo na Catalunha para o dia 1 de outubro representa "um ataque ao estatuto da Catalunha e um ataque à Constituição espanhola". Mas o primeiro-ministro de Espanha foi ainda mais longe. "A história tem demonstrado que muitos regimes não democráticos têm usado o voto para intimidar".

Mariano Rajoy destacou ainda que "o governo de Madrid vai lutar para que nenhum cidadão da Catalunha seja prejudicado por este radicalismo".

A disputa entre Madrid e Barcelona em torno do referendo está cada vez mais acesa e o tom das acusações não deverá baixar até ao próximo dia 1 de outubro. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório