Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

"Nunca ameaçámos ninguém, mas não toleramos ameaças de ninguém"

O presidente do Irão condena os comentários de Donald Trump relativamente ao acordo nuclear estabelecido com Teerão e diz que o líder norte-americano está a "minar a confiança internacional".

"Nunca ameaçámos ninguém, mas não toleramos ameaças de ninguém"
Notícias ao Minuto

17:46 - 20/09/17 por Fábio Nunes

Mundo Hassan Rohani

O discurso do Presidente norte-americano na Assembleia-Geral das Nações Unidas gerou alguma polémica. Não faltaram as provocações à Coreia do Norte e a Pyongyang, mas também comentários menos abonatórios ao Irão e ao acordo nuclear estabelecido com Teerão. 

Donald Trump disse que o acordo assinado por Barack Obama foi o "pior de sempre" e chegou mesmo a encorajar o povo iraniano a derrubar o seu governo.

A resposta de Hassan Rouhani, o presidente iraniano, não tardou. No seu discurso, esta quarta-feira nas Nações Unidas, deixou críticas à postura da administração norte-americana e garantiu que o Irão não se deixa intimidar. 

"Nunca ameaçámos ninguém, mas não toleramos ameaças de ninguém", afirmou.

O líder iraniano descreveu o discurso de Trump como uma "ignorante, absurda e odiosa retórica", abaixo da dignidade da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Além disso, insistiu que o acordo assinado há dois anos entre o Irão, os Estados Unidos e quatro outras potências mundiais podia tornar-se "um novo modelo para as relações internacionais" e que o Irão "abriu as suas portas ao envolvimento e à cooperação".

"O Irão não será o primeiro país a violar o acordo. Mas vai responder de forma decisiva e resoluta a qualquer à sua violação por qualquer uma das partes", acrescentou Hassan Rouhani.

O presidente do Irão sublinhou ainda que a administração norte-americana está a "destruir a sua credibilidade e a minar a confiança internacional" com esta postura. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório