Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Furacão Irma está a chegar à Florida e a ganhar mais força

O furacão Irma voltou à categoria 4, numa escala de 5, ao aproximar-se da Florida, nos Estados Unidos, onde deve ser sentido com maior impacto esta manhã.

Furacão Irma está a chegar à Florida e a ganhar mais força
Notícias ao Minuto

07:39 - 10/09/17 por Lusa

Mundo EUA

Os ventos máximos sustentados do Irma aumentaram hoje para 210 quilómetros por hora e espera-se que se fortaleçam ainda mais à medida que o furacão atravessa o estreito da Florida.

O Irma encontra-se agora a 115 quilómetros de Key West, o ponto mais a sul dos Estados Unidos, na Florida, e move-se a nove quilómetros por hora.

Este é o mais poderoso furacão registado no Atlântico, e fez, até agora, pelo menos 25 mortos à passagem pelas Caraíbas. Tinha, depois, reduzido de intensidade, descendo para a categoria 3, mas esperava-se voltar à 4 ao aproximar-se da Florida.

Segundo a previsão de trajetória, o centro do Irma "deverá aproximar-se dos Florida Keys no domingo de manhã", indicou o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami.

Espera-se que o ciclone "se mova ao largo ou perto da costa sudoeste da Florida no domingo à tarde". Assim, os condados mais populosos do estado, Miami-Dade, Broward e Palm Beach podem escapar aos piores efeitos do Irma.

Este sábado, o governador da Florida, Rick Scott, referiu que as pessoas que receberam ordem de retirada devem fazê-lo de imediato. O governador frisou que esta é a última hipótese de tomarem uma boa decisão e disse que milhões de pessoas se vão confrontar com ventos ciclónicos e violentas tempestades com a aproximação do Irma.

O Irma fez, até agora, pelo menos 25 mortos à passagem pelas Caraíbas, segundo números compilados pela agência France-Presse.

O furacão já esteve na categoria máxima na escala Saffir-Simpson (5), já passou para categoria 4 e agora desceu para 3, após ter tocado terra, na sexta-feira à noite, na costa norte de Cuba. Ameaça agora costa sudoeste da Florida, nos Estados Unidos.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório