Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Assim se preparam as pessoas para a chegada do furacão Irma

Os supermercados vão ficando vazios enquanto as casas são reforçadas. Assim se preparam as populações para a fúria do furacão Irma.

Notícias ao Minuto

14:05 - 07/09/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Natureza

O Irma é o mais longo furacão de categoria 5 na escala de Saffir-Simpson alguma vez registado no mundo, como deu conta o instituto meteorológico Météo France.

Até ao momento, o furacão tem-se mantido nesse grau, com ventos que se aproximam dos 300 km/h, há mais de 33 horas.

Para termos uma noção, a agência Lusa recordava esta quinta-feira que estes valores superam os do ‘supertufão’ Haiyan, que fustigou as Filipinas durante 24 horas, em 2013, com ventos de 295 Km/h, fazendo um número também recorde de mortos, superior a 6.000.

Até ao momento, há uma dezena de vítimas mortais registadas na sequência do furacão. A maior parte destas mortes aconteceu na antiga colónia holandesa de St. Maarten (São Martinho). Mas os ventos ainda se fazem sentir.

Nos Estados Unidos, a Florida espera o embate do Irma nas próximas horas, tal como Porto Rico, onde foi declarado estado de emergência, e a República Dominicana, que também têm estado por estes dias a preparar-se para o que aí vem.

Desde adquirir água e mantimentos, além de proteções como madeiras e sacos de areia, são várias as iniciativas que as pessoas têm tomado na tentativa de se defenderem, dentro do possível, para o que aí vem.

Percorra a galeria acima para ver como se têm preparado as populações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório