Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

O imã de quem ninguém desconfiava será o cérebro do ataque a Barcelona

O suspeito ter-se-á mudado de Ripoll para Alcanar para planear o atentado de Barcelona.

Notícias ao Minuto

13:11 - 20/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ripoll

Abdelbaki Es Satty. O nome é conhecido por muitos em Ripoll, mas passou a estar presente nas páginas de centenas de jornais internacionais, depois de este homem ser considerado um líder da célula jihadista que levou a cabo o duplo atentado em Espanha.

Este homem era o imã de Ripoll, dava aulas de árabe, tem 40 anos e é descrito por fontes do El País como uma pessoa muito reservada.

A polícia esteve esta manhã no apartamento onde vivia, um local modesto no qual resolveu alugar um quarto a um marroquino. Contudo, há pouco mais de dois meses, o imã deixou a localidade, alegadamente para começar a planear o atentado terrorista na residência em Alcanar.

Na comunidade local todos concordam que nada fazia prever um ligação ao islamismo radical. Recorda-se apenas que Abdelbaki Es Satty falou diversas vezes em mudar-se para a Bélgica, país conhecido por ser um centro de exportação de radicais, mas não houve indícios que tal estivesse em causa.

O inquilino do apartamento onde este homem morou esclareceu às autoridades que havia falado com o suspeito na terça-feira passada e ele anunciou-lhe que talvez se mudasse para Marrocos, onde tinha vários filhos.

Alguns dos suspeitos de pertenceram à célula jihadista viviam em Ripoll e terão sido radicalizados por Abdelbaki Es Satty.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório