Copenhaga enfrenta polémica. Cobrou ilegalmente taxas de casamento

As autoridades de Copenhaga podem ter de pagar uma conta de dezenas de milhões de coroas dinamarquesas depois de se ter descoberto que a cidade cobrou ilegalmente taxas de casamento a cerca de 12.000 casais ao longo de sete anos.

Copenhaga, Dinamarca

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
13/08/2025 23:05 ‧ há 1 hora por Notícias ao Minuto

Mundo

Copenhaga

O município de Copenhaga, na Dinamarca, cobrou ilegalmente taxas de casamento a cerca de 12.000 casais, sobretudo estrangeiros, ao longo de sete anos e, agora, poderá ter de vir a reembolsar milhares em coroas dinamarquesas. 

 

Segundo o The Guardian, descobriu-se recentemente que estava a ser cobrada uma taxa para casamentos na autarquia em horários específicos e em casamentos em locais externos designados. No entanto, a lei dinamarquesa define que o município só pode cobrar a taxa se o casal tiver solicitado o casamento fora da autarquia. 

Ao longo destes sete anos, a taxa foi cobrada, na maioria, a pessoas de fora da Dinamarca e que não tinham residência permanente no país.

Agora, o município poderá ser obrigado a reembolsar até 23 milhões de coroas dinamarquesas, cerca de 3 milhões de euros. 

Lars Ramme Nielsen, que é diretor da Câmara do Comércio dinamarquesa, considerou a situação "lamentável".

"Por muitas razões, estamos muito satisfeitos por tantos casais estrangeiros escolherem Copenhaga como o local para selar o seu amor", disse. "Ao mesmo tempo, não ignoramos a receita significativa que esses hóspedes trazem consigo — desde hotéis, restaurantes e aeroportos até fotógrafos locais, floristas e muitos outros. Esperamos sinceramente que uma solução possa ser encontrada", defendeu.

Por sua vez, alguns políticos pediram uma alteração da lei, para que esta taxa passe a ser legal. 

Tal como destaca o diário britânico, que cita dados da Câmara do Comércio dinamarquesa, o turismo de casamento representa um grande negócio para a capital dinamarquesa. Só no ano passado, cerca de 5.000 casais internacionais casaram-se na cidade.

De realçar que Copenhaga tornou-se popular sobretudo para os casais que procuram cerimónias rápidas e com menos burocracia, tendo ainda em conta que os casamentos na Dinamarca são reconhecidos em muitos países.

O edifício da Câmara Municipal é um dos locais mais procurados e, de acordo com sites locais, casar no edifício do município dura apenas cerca de quatro minutos, a não ser que os casais queiram dizer os seus próprios votos. Além disso, a autarquia fornece duas testemunhas, caso não leve convidados. 

A cerimónia pode ser celebrada em dinamarquês ou inglês. 

Leia Também: Tem animais? Este zoo na Dinamarca pede doações para alimentar predadores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas