Um menino de 11 anos morreu, esta quarta-feira, em Bilbau, Espanha, depois de ter estado três dias internado nos cuidados intensivos. No domingo, a criança ficou inconsciente enquanto brincava com outras crianças nas piscinas municipais.
O incidente ocorreu pelas 16h00 locais nas piscinas municipais de El Fango. Embora não tenha sido confirmada a causa da morte, o meio espanhol Telecinco conta que, no domingo, estavam cerca de 35 graus e que várias pessoas precisaram de assistência médica devido a sintomas de insolação.
O autarca de Bilbau também lamentou a morte do menino nas redes sociais, revelando que a criança fazia parte de um grupo de um paróquia de Valência que tinha ido passar férias aquele município, encontrando-se acompanhados por monitores.
"Que notícia triste. Morreu o menino que veio de Valência e estava em El Fango quando se sentiu mal. Sentimos muito. Por ele, pela família e amigos", escreveu na rede social X.
🥲 Triste noticia. Ha fallecido el niño que vino de Valencia y estaba en El Fango cuando se indispuso.
— Juan Mari Aburto (@juanmariaburto) August 13, 2025
Lo sentimos mucho. Por el, su familia y su colectividad.
🥲La vida es, a veces, muy injusta. Y más si se corta de raíz a una edad tan temprana. Una tragedia.
Goian bego.
O que aconteceu?
De acordo com o diário Navarra, o menino de 11 anos ficou inconsciente quando estava a brincar e caiu junto a um vaso. A criança terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória e uma pessoa que se encontrava nas piscinas terá iniciado as manobras de reanimação.
Já com os serviços de emergência no local, o menino foi estabilizado e transportado para o Hospital de Cruces em estado muito grave.
O mesmo meio refere ainda que a situação gerou comoção e que várias pessoas receberam assistência médica ou por causa do calor ou por estarem a ter ataques de ansiedade.
Já o responsável do bar das piscinas municipais contou que várias crianças precisaram de ser assistidas devido ao calor, com sintomas de tontura e exaustão. A irmã do menino de 11 anos também foi assistida.
A par do menino de 11 anos, outras duas crianças também foram levadas para o hospital.
Leia Também: Menina de 5 anos em estado grave após afogamento em piscina em Espanha