Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Donald Trump reage a Barcelona com… 'fake news'

Donald Trump volta a utilizar o seu meio de comunicação predileto, o Twitter, para transmitir a sua opinião, sustentada com o seu método mais criticado, as ‘fake news’ (histórias falsas).

Donald Trump reage a Barcelona com… 'fake news'
Notícias ao Minuto

15:28 - 18/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Twitter

Donald Trump reagiu ontem, quinta-feira, aos ataques em Barcelona através do página de Twitter dizendo que os “Estados Unidos condenam os ataques terroristas” ocorridos naquela cidade espanhola e que farão “o que for preciso para ajudar”. No entanto, não foi este ‘tweet’ que levantou sobrolhos, mas sim aquele que fez imediatamente a seguir.

“Estudem o que o General Pershing fez aos terroristas quando os apanhou. Não houve mais terror radical islâmico durante 35 anos”, escreveu o presidente norte-americano. Esta é uma história que Donald Trump já contou antes mas que… já foi desmentida várias vezes.

O general John J. Pershing é um líder militar norte-americano que serviu durante a I Guerra Mundial. De acordo com Donald Trump, este general apanhou 50 terroristas e mergulhou 50 balas em sangue de porco.

“E ele fez com que os seus homens carregassem as armas, alinhou as 50 pessoas e dispararam sobre 49. E à 50.ª pessoa ele disse: vai ter com o teu grupo e diz-lhe o que lhes aconteceu. E durante 25 anos não houve nenhum problema”, descreveu Trump em campanha, no ano passado.

A história parece ficção porque é, tendo sido já desmentida várias vezes, conforme indicaram especialistas ao Washington Post. Na publicação que fez esta quinta-feira, Trump ainda lhe acrescentou mais dez anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório