Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

UE ameaça suspender negociações se Reino Unido não pagar 'fatura'

O The Telegraph diz que Michel Barnier, negociador da União Europeia para o Brexit, deixou o aviso aos embaixadores em Bruxelas. Prazo delineado para outubro para decisão do Conselho Europeu poderá estar em causa.

UE ameaça suspender negociações se Reino Unido não pagar 'fatura'
Notícias ao Minuto

12:38 - 27/07/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Brexit

A União Europeia avisou o Reino Unido para a possibilidade de as negociações do Brexit serem adiadas por dois meses devido a desentendimentos relativamente aos custos da saída de Londres, noticia o The Telegraph.

Segundo o jornal britânico, o negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, deixou o aviso numa reunião com os embaixadores europeus em Bruxelas.

A posição de Bruxelas é de que as negociações sobre comércio ou sobre a relação entre o Reino Unido e a União Europeia devem ser suspensas até que sejam alcançados “progressos suficientes”, nomeadamente no que diz respeito à proteção dos direitos dos cidadãos, à fronteira da Irlanda do Norte e ao montante que deverá ser pago, isto é, a 'fatura do Brexit'.

O prazo para que o estado das negociações fosse analisado pelo Conselho Europeu está estipulado para outubro, no entanto, caso se verifique esta posição por parte da União Europeia, deverá ser estendido até dezembro, existindo o risco da suspensão das negociações.

A próxima ronda de negociações deverá ter início a 28 de agosto, mas segundo o The Telegraph tanto o Reino Unido como a União Europeia poderão intensificar os encontros para que sejam encontradas posições comuns de forma a cumprir o prazo delineado para outubro, evitando, desta forma, uma suspensa das negociações, que causariam um enorme impasse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório