Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Trump afirma que não gravou nem possui gravações de conversas com Comey

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que não possui fitas nem gravou as suas conversas com o ex-diretor do FBI James Comey, e que não faz "nenhuma ideia" se existem gravações desses encontros.

Trump afirma que não gravou nem possui gravações de conversas com Comey
Notícias ao Minuto

21:29 - 22/06/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Não faço ideia se há fitas ou gravações das minhas conversas com James Comey, mas eu não fiz e não tenho nenhum tipo de gravações", escreveu Trump na sua conta de Twitter.

Foi o próprio Donald Trump quem insinuou, há semanas, a possível existência de gravações das suas conversas com James Comey, que dirigiu o FBI até o Presidente decidir despedi-lo repentinamente no início de maio.

A 12 de maio, três dias depois de despedir James Comey, Trump lançou através do Twitter uma ameaça velada: "É melhor que não haja fitas das nossas conversas, antes que comecem a passar para a imprensa".

Durante a sua apresentação, no início deste mês, perante o Comité de Inteligência do Senado, Comey mostrou-se desejoso de que Trump confirmasse a existência dessas gravações e afirmou: "Meu Deus, espero que haja fitas".

James Comey tomou nota das conversas que manteve com Trump quando era chefe do FBI e, nesse depoimento prestado no Senado, declarou que o presidente o pressionou a "dissipar a nuvem" causada pela investigação sobre a alegada ingerência russa nas eleições de novembro e os possíveis contactos entre a sua campanha e o Kremlin.

Hoje mesmo, também através do Twitter, Trump questionou as decisões que tomou o seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama, para serenar os ataques russos alegadamente destinados a influenciar as eleições de 2016, uma trama que considerou um "engano dos democratas para justificar a sua derrota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório