Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Donald Trump convida Presidente das Filipinas a visitar Washington

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o seu homólogo filipino, Rodrigo Duterte, a visitar Washington, durante uma conversa telefónica "muito amigável" realizada no sábado, anunciou a Casa Branca.

Donald Trump convida Presidente das Filipinas a visitar Washington
Notícias ao Minuto

06:35 - 30/04/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Foi uma conversa muito amigável", durante a qual os dois líderes discutiram nomeadamente a "ameaça que a Coreia do Norte representa", indicou a Casa Branca em comunicado.

A Coreia do Norte realizou esta sexta-feira um novo ensaio de um míssil balístico, que explodiu minutos após o lançamento, um gesto que suscitou inúmeras condenações por parte da comunidade internacional.

Tal sucedeu horas depois de os Estados Unidos terem apelado às Nações Unidas para impedir a "ameaça nuclear" norte-coreana, de "consequências catastróficas", e pedido à China para isolar económica e diplomaticamente o seu aliado Pyongyang.

Já depois do teste sem sucesso, o Presidente norte-americano, Donald Trump, considerou que a Coreia do Norte "faltou ao respeito" à China.

Trump e Duterte também "abordaram o facto de o governo filipino estar a lutar com firmeza para libertar o país da droga, um flagelo que afeta inúmeras nações em todo o mundo", refere ainda o comunicado divulgado pela Casa Branca.

Duterte lançou uma sangrenta campanha contra a droga nas Filipinas, que já fez mais de 7.000 mortes desde julho do ano passado, que tem sido frequentemente criticada por grupos de defesa dos direitos humanos como a Amnistia Internacional.

No sábado, no seu discurso inaugural da cimeira de chefes de Estado e de Governo da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que decorreu em Manila, o Presidente das Filipinas pediu uma resposta conjunta para lutar contra o tráfico de droga.

"Devemos ser resolutos na hora de conseguir uma ASEAN livre de drogas", afirmou Rodrigo Duterte, acrescentando: "Com vontade e cooperação política, o aparelho da droga pode ser desmantelado antes de destruir as nossas sociedades".

A próxima cimeira da ASEAN, que vai realizar-se em novembro, também nas Filipinas, que detém a presidência rotativa do bloco, vai contar com a presença do Presidente dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório