Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da Comissão Europeia deseja "boa sorte" a Macron

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou hoje o centrista Emmanuel Macron, a quem as projeções dão a vitória nas eleições presidenciais francesas e favorito na segunda volta, marcada para 07 de maio.

Presidente da Comissão Europeia deseja "boa sorte" a Macron
Notícias ao Minuto

22:35 - 23/04/17 por Lusa

Mundo França

Numa publicação na rede social Twitter, Juncker felicita Macron "pelo seu resultado na primeira volta" e deseja ao candidato centrista "boa sorte para a seguinte", na qual vai defrontar a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.

Também a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, afirmou no Twitter que Macron é "a esperança e o futuro da nossa geração".

O porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, desejou "boa sorte" a Emmanuel Macron, elogiando o facto de o candidato ter tido "sucesso com a sua posição por uma União Europeia forte e uma economia social de mercado".

Indo mais longe na demonstração do apoio, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, o social-democrata Sigmar Gabriel, afirmou-se "convicto" que o candidato centrista será eleito Presidente de França.

Também o negociador da União Europeia responsável pela saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') afirmou, na mesma rede social: "Patriota e europeu, eu confio no dia 07 de maio em Emmanuel Macron. A França deve continuar europeia!".

O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, mostrou-se prudentemente otimista, no Twitter. Depois de felicitar Macron, escreveu: "Ainda falta o escrutínio final, mas a Europa precisa de uma França de espírito aberto e a caminho de uma reforma. Boa sorte!", disse.

O deputado de extrema-direita holandês Geert Wilders, aliado de Marine Le Pen, viu na primeira volta das eleições presidenciais em França "um dia radioso para os patriotas em França e noutros sítios, que querem mais soberania nacional, menos UE e imigração", disse à agência de notícias holandesa, ANP.

O liberal Emmanuel Macron estava à frente nas eleições presidenciais francesas, quando estavam apurados cerca de dois terços dos resultados eleitorais, com 23,3% dos votos, contra 22,7% da candidata da extrema-direita, Marine de Pen, segundo o ministério do Interior.

Macron e Le Pen passam à segunda volta das eleições presidenciais em França, que se celebra no dia 07 de maio.

De acordo com os dados divulgados, quando estavam contados 76% dos votos, o candidato conservador Francois Fillon surgia em terceiro lugar com 19,8% dos votos, seguido por Jean-Luc Melenchon (esquerda), com 18,8 %.

Os últimos votos a serem contados são os dos grandes centros urbanos, tradicionalmente mais de esquerda.

Pela primeira vez na história moderna da política francesa, nenhum dos candidatos dos grandes partidos avança para a segunda fase.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório