Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mike Pence avisa Pyongyang para não testar "determinação" de Donald Trump

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, recomendou hoje a Pyongyang para não testar a "determinação" de Donald Trump em relação aos programas balísticos e nucleares norte-coreanos.

Mike Pence avisa Pyongyang para não testar "determinação" de Donald Trump
Notícias ao Minuto

08:49 - 17/04/17 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

melhor para a Coreia do Norte não testar a determinação e o poder das Forças Armadas dos Estados Unidos nesta região", disse Pence durante uma conferência em Seul em que esteve presente o chefe de Estado sul coreano, Hwang Kyo-Ahn.

"Nas últimas duas semanas, o mundo testemunhou o poder e a determinação do nosso novo presidente [Donald Trump] com as operações lançadas na Síria e no Afeganistão", declarou Mike Pence referindo-se aos ataques dos Estados Unidos contra o regime de Damasco e ao lançamento da bomba GPU-43 em território afegão.

Donald Trump que na quinta-feira afirmou que o "problema" norte-coreano vai ser "tratado" já tinha anunciado o envio do porta-aviões norte-americano Carl Vinson para a península coreana, escoltado por três navios lança-mísseis e submarinos.

No sábado, o regime da Coreia do Norte afirmou que o país está preparado para "responder à guerra total com a guerra total" e que um "ataque nuclear terá como retaliação um ataque nuclear".

Mike Pence está desde domingo na Coreia do Sul tendo-se deslocado hoje à zona de fronteira, uma das zonas mais militarizadas do mundo.

"Nós destruiremos todos os ataques e vamos responder de forma esmagadora e eficaz a todo o tipo de utilização de armas convencionais ou nucleares", disse também o vice-presidente norte-americano.

Pence exortou a "comunidade internacional" a pressionar a Coreia do Norte.

Por outro lado, Mike Pence, apesar de considerar positivas as posições de Pequim sobre a Coreia do Norte, acrescentou que os Estados Unidos estão "inquietos" em relação às medidas económicas adotadas pela República Popular da China contra a instalação do sistema antimíssil (THAAD) norte-americano na Coreia do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório