Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Oposição síria saúda ataque e pede continuação de bombardeamentos

A oposição síria congratulou-se hoje com o ataque norte-americano contra um base militar e pediu a continuação dos bombardeamentos até à "neutralização da capacidade" do regime de lançar ataques, disse um porta-voz.

Oposição síria saúda ataque e pede continuação de bombardeamentos
Notícias ao Minuto

06:31 - 07/04/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"A coligação da oposição saúda o ataque e pede a Washington que neutralize a capacidade [do Presidente síro, Bashar al-] Assad de realizar bombardeamentos", indicou à agência noticiosa France Presse (AFP) Ahmad Ramadan.

"Esperamos que os ataques continuem", acrescentou.

Ramadan afirmou que "o aeroporto visado pelo ataque norte-americano era utilizado para matar sírios e está na origem da morte de milhares devido aos bombardeamentos".

Um responsável da Casa Branca informou que o ataque foi realizado com "59 mísseis" contra a base aérea de Shayrat, que está "associada ao programa" sírio de armas químicas e "diretamente ligada" aos "horríveis acontecimentos" de terça-feira.

Os Estados Unidos acusaram o regime de Bashar al-Assad de ter utilizado um agente neurotóxico do tipo do gás 'sarin' na terça-feira com a localidade rebelde de Khan Cheikhun, no noroeste da Síria.

Pelo menos 86 pessoas morreram no ataque de terça-feira.

"O aeroporto incluía um centro para o fabrico de 'barris explosivos' e um local para equiparar mísseis com substâncias químicas", precisou o opositor.

Os 'barris explosivos' são uma arma mortífera usada pelos aviões do regime sírio contra bastiões rebeldes e que causa milhares de mortos entre a população, de acordo com organizações internacionais.

A base de Shayrat, uma das maiores da Síria, situa-se a cerca de 40 quilómetros a sudeste da cidade de Homs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório