Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Washington devia "destruir" as bases aéreas de Assad

Os Estados Unidos deviam "destruir" a bases aéreas do regime sírio, declarou na quinta-feira a ex-candidata presidencial norte-americana Hillary Clinton, enquanto o Presidente Donald Trump ameaça recorrer à força para responder ao ataque químico desta semana.

Washington devia "destruir" as bases aéreas de Assad
Notícias ao Minuto

06:07 - 07/04/17 por Lusa

Mundo Hillary Clinton

"Ainda acredito que devíamos ter estabelecido uma zona de exclusão aérea, acredito que devíamos ter estado mais dispostos a confrontar [Bashar al-] Assad", disse Hillary Clinton numa cimeira sobre mulheres em Nova Iorque.

A antiga chefe da diplomacia norte-americana sublinhou que as forças áreas sírias foram "a causa da maioria das mortes dos civis, como temos visto ao longo dos anos e voltámos a ver nos últimos dias".

"Acredito realmente que devíamos, e ainda devemos, destruir as suas bases aéreas e impedi-lo de ser capaz de as usar para bombardear inocentes e lançar gás sarin sobre eles", afirmou.

O seu antigo rival e vencedor das presidenciais de novembro, Donald Trump, disse na quinta-feira que é necessário que "alguma coisa se faça" contra o regime sírio, após o ataque de terça-feira contra a localidade de Khan Cheikhoun, no norte da Síria, que matou pelo menos 86 pessoas, incluindo 30 crianças. No entanto, o Presidente norte-americano não especificou a ação que desejava ver.

Sem se referir diretamente a ação militar, o seu secretário de Estado, Rex Tillerson, prometeu "uma resposta apropriada a este ataque com armas químicas que viola todas as resoluções precedentes das Nações Unidas e normas internacionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório