Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Mundo deve lutar contra alterações climáticas, apesar de recuo de Trump

O ex-secretário geral da ONU Kofi Annan defendeu hoje que o resto do mundo deve continuar o ímpeto lançado em Paris na luta contra as alterações climáticas, mesmo que os EUA decidam recuar.

Mundo deve lutar contra alterações climáticas, apesar de recuo de Trump
Notícias ao Minuto

13:05 - 28/03/17 por Lusa

Mundo Kofi Annan

Numa conferência de imprensa à margem do 10.º Fórum para o Futuro da Agricultura, em Bruxelas, Annan disse que o Presidente norte-americano, Donald Trump, "pode não aceitar as alterações climáticas, mas o mundo em Paris aceitou-o e uniu-se com um projeto", que ficou plasmado no acordo de Paris.

"Os EUA irão retirar-se, talvez devido às políticas do Presidente Trump, ou irão pôr um travão (...) mas o resto do mundo continuará", afirmou o Prémio Nobel da Paz, sublinhando que alguns Estados, como a Califórnia, se distinguem do ceticismo da nova administração norte-americana.

O envolvimento da China, que segundo Annan responde a uma exigência popular, é essencial.

"Qual é o interesse da prosperidade económica quando não podemos respirar", questionou-se Annan.

O ganês, que atualmente dirige a sua própria fundação, defende que os desafios que o mundo enfrenta - a fome, a pobreza, a malnutrição, os danos ambientais e as alterações climáticas - estão todos interligados e apelou a um "papel positivo" da agricultura no mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório