Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Mossul: Morte de civis é "tragédia terrível", diz Chefe militar americano

O chefe das forças americanas no Médio Oriente classificou hoje de "tragédia terrível" a morte de vários civis em ataques aéreos em Mossul, no Iraque, sem atribuir formalmente responsabilidades pelos bombardeamentos.

Mossul: Morte de civis é "tragédia terrível", diz Chefe militar americano
Notícias ao Minuto

22:57 - 26/03/17 por Lusa

Mundo Iraque

"Estamos a investigar este incidente para determinar exatamente o que aconteceu, e vamos continuar a tomar medidas excecionais para evitar atingir civis", afirmou o general Joe Votel em comunicado.

As forças iraquianas, apoiadas pelos ataques aéreos da coligação internacional contra o grupo Estado Islâmico (EI), estão envolvidas numa ofensiva para recuperar dos jihadistas Mossul, a segunda cidade iraquiana a cair nas mãos da O EI, em meados de 2014.

Vários civis morreram em ataques aéreos em Mossul nos últimos dias, de acordo com autoridades iraquianas e testemunhas.

O número de vítimas estima-se entre as dezenas e as centenas, de acordo com as fontes, mas não pôde ser verificada de forma independente.

"O combate em Mossul é difícil", devido à mistura dos 'jihadistas' com a população civil, acrescentou o general Joe Votel.

As forças iraquianas e a coligação têm "tomado medidas no sentido de reduzir ao máximo o sofrimento" da população, disse.

Mais de 200 habitantes fugiram da zona oeste de Mossul, no mês passado, de acordo com as autoridades iraquianas.

No entanto, cerca de 600 mil pessoas encontram-se ainda nos territórios detidos pelo EI, a maioria na Cidade Velha, uma rede densa de ruas estreitas, segundo a ONU.

Os ataques da coligação contra o EI fazem cada vez mais vítimas civis, segundo vários testemunhos, que não são desmentidos pelos militares norte-americanos, mas rejeitam ter mudado os padrões de aceitação de vítimas civis após a chegada ao poder de Donald Trump, como acusam alguns observadores.

Se o número de mortes de civis está a aumentar é porque os combates estão agora a ter lugar em áreas urbanas densamente povoadas, afirmou esta semana um responsável da Defesa norte-americana.

O jornal The New York Times noticiou no sábado que a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos está a investigar a morte de cerca de 200 civis em Mossul alegadamente durante os bombardeamentos norte-americanos para recuperar a cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório