Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Relação transatlântica forte e "independente" do inquilino da Casa Branca

O presidente do Parlamento Europeu (PE) afirmou hoje que a relação entre os Estados Unidos e a Europa é forte e "independente" do nome do líder da Casa Branca, destacando o sentimento duradouro de "amizade" transatlântica.

Relação transatlântica forte e "independente" do inquilino da Casa Branca
Notícias ao Minuto

14:03 - 10/02/17 por Lusa

Mundo Martin Schulz

O italiano Antonio Tajani, que assumiu a presidência do PE no passado dia 17 de janeiro e sucedeu ao alemão Martin Schulz, falava em Madrid após um encontro no Parlamento espanhol com a presidente do Congresso dos deputados (câmara baixa), Ana Pastor, e o presidente do Senado (câmara alta), Pío García-Escudero.

Numa conferência de imprensa, Antonio Tajani salientou a "relação histórica muito forte" entre a Europa e os Estados Unidos e a partilha de "valores, de ideias e de idiomas".

Apesar destas declarações, o presidente do PE escusou-se a marcar uma posição clara sobre as políticas assumidas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, nas primeiras semanas de mandato.

"Vamos ver o que vai fazer", afirmou Tajani, antigo comissário democrata-cristão (centro-direita).

O político italiano foi mais incisivo em relação às declarações de Ted Malloch, que poderá vir a ser o próximo embaixador dos Estados Unidos junto da União Europeia (UE).

Malloch afirmou que a Europa tem "um futuro incerto" e que "nenhum investidor recomenda investir no euro".

"O Parlamento Europeu não gostou das palavras do senhor que pode vir a ser o próximo embaixador dos Estados Unidos", disse Tajani.

Esta visita a Espanha é a primeira viagem oficial de Antonio Tajani desde que foi nomeado presidente do PE, após quatro rondas de votação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório