Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Parlamento saúda dia internacional contra mutilação genital feminina

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de saudação ao dia internacional da tolerância zero à mutilação genital feminina, reafirmando o compromisso para a erradicação daquela prática.

Parlamento saúda dia internacional contra mutilação genital feminina
Notícias ao Minuto

13:05 - 10/02/17 por Lusa

Mundo Votos

O voto subscrito por deputados de todos os grupos parlamentares condena "veementemente este tipo de crime, que traduz uma das mais vis e humilhantes formas de manifestação cultural associadas à desvalorização do papel social das mulheres, raparigas e crianças, sendo um dos mecanismos de exercício de poder sexista que mais aprisiona mulheres".

Estima-se que a mutilação genital feminina, que é um crime em todos os estados-membros da União Europeia, vitime cerca de 140 milhões de mulheres, raparigas e crianças em todo o mundo, refere o voto.

O Parlamento Europeu estima que na Europa vivam cerca de 500 mil mulheres mutiladas e que 180 mil estão anualmente em risco de mutilação.

"Até há pouco tempo a mutilação genital feminina era um problema desconhecido em Portugal. Contudo, tornou-se um novo problema em termos de direitos e saúde sexual e reprodutiva no nosso país, associada aos fluxos migratórios das últimas décadas", lê-se no voto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório