Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

'Lei omnibus' do governo de Milei aprovada no Congresso argentino

A Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos, conhecida como 'lei omnibus', projeto emblemático do Governo do Presidente Javier Milei, foi hoje aprovada na Câmara dos Deputados do Congresso argentino.

'Lei omnibus' do governo de Milei aprovada no Congresso argentino
Notícias ao Minuto

21:02 - 30/04/24 por Lusa

Mundo Argentina

Com 142 votos a favor, 106 contra e cinco abstenções, a lei foi aprovada tanto na generalidade como na especialidade, o que significa que, obtida a aprovação na câmara baixa do parlamento argentino, passará agora ao Senado.

Ao fim de quase 26 horas de debate, entre o texto geral e a análise dos capítulos que o compõem, a câmara baixa do Congresso aprovou o projeto de lei mais ambicioso do Governo libertário, que teve de reduzir os mais de 600 artigos iniciais para pouco mais de 200, após árduas negociações com a oposição e reformas no articulado.

Tal como na Câmara dos Deputados, no Senado argentino, A Liberdade Avança, o partido de extrema-direita liderado por Milei, também está em minoria, e já ali sofreu uma pesada derrota, quando quis decretar o estado de necessidade e emergência no país e tal foi chumbado.

A delegação de poderes no Governo durante um ano, a reforma laboral, a privatização de empresas públicas e a criação de um regime especial de investimento são os aspetos mais importantes deste projeto de lei, com o qual Milei pretende desregulamentar a economia e reduzir a presença do Estado.

Javier Milei congratulou-se com a aprovação da lei na câmara baixa do Congresso, afirmando que ela tirará "a Argentina do pântano que foram as últimas décadas".

Numa mensagem publicada na sua conta da rede social X (antigo Twitter), o chefe de Estado agradeceu aos deputados que, "entendendo o momento histórico", apoiaram o seu projeto de lei.

Salientou que, com este apoio, fica mais próxima a obtenção de "unidade" a 25 de maio, para a assinatura do "Pacto de Maio", para a qual apelou no seu discurso de abertura da sessão legislativa do Congresso, a 01 de março.

Leia Também: Feira do Livro de Buenos Aires opõe-se à participação de Milei no evento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório