Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Violou-a quando ela tinha 16 anos. Agora reúnem-se para contar história

“A luz triunfou sobre a escuridão. Existe esperança para a violação”, considera agora a mulher.

Violou-a quando ela tinha 16 anos. Agora reúnem-se para contar história
Notícias ao Minuto

12:19 - 08/02/17 por Andrea Pinto

Mundo Islândia

Thordis Elva tinha apenas 16 anos quando o seu namorado da altura, Tom Stranger, de 18 anos, a violou. Decorria o ano de 1996, e os dois namoravam há apenas um mês quando foram juntos a um baile de Natal. No final, Tom levou a amada a casa, onde a obrigou a ter relações sexuais. 

Agora, vinte anos depois, os dois voltaram a encontrar-se para falar sobre a sua experiência, que foi inclusivamente partilhada em livro, obra onde explicam o impacto que a violação teve em cada um deles. 

Tom revela que repudiou, nos dias seguintes, a sua ação, mas que no momento não a viu como uma violação. “Tenho vagas memórias do dia seguinte”, conta, admitindo que estaria algo embriagado.

Por seu lado, Thordis salienta que nasceu num país onde as mulheres são sempre consideradas culpadas numa violação.

“Ou é porque a sua saia é muito curta, o seu sorriso é muito chamativo, o seu hálito cheira a álcool... E eu era responsável por essas coisas então achei que deveria ser eu a envergonhar-me”, diz. 

Foi apenas nove anos depois do incidente, quando a mulher já estaria perto de uma depressão, que decidiu sentar-se e escrever uma carta ao ex-namorado a pedir o seu perdão. Os dois deram início a uma troca de correspondência, em que ambos perceberam considerar-se culpados e estarem arrependidos.

Após 16 anos, os dois decidiram encontrar-se num local a meio caminho entre ambos, tendo em conta que ela estava na Islândia e ele na Austrália. Encontraram-se, então, em Cape Town e conseguiram perdoar-se. Hoje são coautores da obra ‘South of Forgiveness.’. 

“A luz triunfou sobre a escuridão. Existe esperança para a violação”, considera agora a mulher.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório