Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Pelo menos 15 chefes militares talibãs morreram num ataque aéreo dos EUA

Pelo menos 15 comandantes e chefes militares talibãs morreram e dez ficaram feridos num ataque aéreo dos Estados Unidos quando tinham uma importante reunião na província de Helmand, no sudoeste do Afeganistão, informaram hoje fontes oficiais locais.

Pelo menos 15 chefes militares talibãs morreram num ataque aéreo dos EUA
Notícias ao Minuto

16:40 - 15/01/17 por Lusa

Mundo Bombardeamentos

O ataque aéreo ocorreu na tarde de sábado em Mossaqala, um dos cinco distritos controlados pelos talibãs nesta província, indicou o gabinete de imprensa do Governo de Helmand em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, no ataque morreram os responsáveis provinciais pelo financiamento e recolocação dos talibãs e chefes militares de Helmand das províncias de Kandahar e Uruzgan, assim como elementos suspeitos de serem agentes dos serviços secretos paquistaneses.

Segundo o governo provincial, alguns dos agentes dos serviços de inteligência paquistaneses terão ficado feridos.

Pelo menos oito veículos talibãs, entre blindados capturados pelas forças de segurança, bem como armamento e munições foram também destruídos no ataque.

O bombardeamento aéreo do campo talibã ocorreu cinco dias depois de os insurgentes terem lançado três ataques, quase simultâneos, em Cabul, Kandahar e Helmand, que causaram a morte a mais de 50 pessoas, entre elas cinco diplomatas dos emirados árabes e fizeram mais de uma centena de feridos.

O Afeganistão defronta-se com um crescente aumento da violência, depois de a missão militar da NATO no país ter terminado em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório