Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Cargo que foi de Clinton poderá ser de um dos seus mais ferozes críticos

O antigo mayor de Nova Iorque é um dos mais fiéis apoiantes de Donald Trump.

Cargo que foi de Clinton poderá ser de um dos seus mais ferozes críticos
Notícias ao Minuto

13:15 - 15/11/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Rudy Giuliani

Com Donald Trump eleito, é hora de se começar a saber quem irá compor o futuro executivo liderado pelo milionário nova-iorquino.

A Reuters avança que há um outro nova-iorquino na linha da frente para assumir o cargo de secretário de Estado. Trata-se de Rudolf Giuliani, também conhecido como Rudy.

O cargo foi desempenhado por Hillary Clinton entre 2009 e 2013, na administração Obama, e é visto como uma das áreas essenciais da Casa Branca. Curiosamente, poderá ser Giuliani a assumir o cargo, isto após ter sido um dos mais ferozes críticos da candidata democrata.

Atualmente com 72 anos, Rudy Giuliani tornou-se um rosto conhecido no mundo inteiro em 2001. Era ele o autarca de Nova Iorque na altura em que se deu o 11 de Setembro, tendo trabalhado de perto com o então presidente George W. Bush nas semanas que se seguiram ao ataque às Torres Gémeas.

Nos últimos anos, Rudy Giuliani acompanhou o amigo Trump na campanha, tendo-o defendido publicamente nas mais diversas polémicas e ficando do seu lado mesmo quando o partido republicano mostrou alguma renitência em apoiar o homem que agora lhes deu a presidência. Um cargo desta dimensão será uma forma de ‘premiar’ a sua lealdade a Trump.

A mesma Reuters salienta que o outro nome na ‘corrida’, mas em desvantagem em relação a Giuliani, é o de John Bolton, embaixador dos Estados Unidos na ONU na altura em que George W. Bush era presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório