Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dezenas permanecem ainda na 'selva' de Calais, inclusive crianças

Dezenas de migrantes que permaneceram na "selva" de Calais, nomeadamente algumas crianças, procuram desesperadamente uma maneira de sair hoje antes das escavadoras começarem a derrubar os últimos abrigos remanescentes deste alojamento provisório no norte de França.

Dezenas permanecem ainda na 'selva' de Calais, inclusive crianças
Notícias ao Minuto

13:25 - 27/10/16 por Lusa

Mundo Refugiados

Um dia após o começo da fase final da demolição da "selva", como é chamado o local em que se concentravam milhares de migrantes, há cerca de 100 pessoas ainda à espera de saber o seu destino.

Na quarta-feira, o Ministério do Interior francês anunciou que desde a segunda-feira cerca de 5.600 migrantes tinham sido levados para abrigos em toda a França ou aceites no Reino Unido.

Funcionários do governo francês classificaram a operação como um sucesso, dizendo que a parte do acampamento visada pelas demolições de hoje estava agora vazia.

Entretanto, dezenas de migrantes foram deixados para trás, alguns dos quais dormiam ao frio, em sacos de dormir. Outros estão acampados no local em que os migrantes foram registados esta semana para o realojamento.

A chefe de segurança regional, Fabienne Buccio, disse que os migrantes que ficaram no acampamento tinham vindo "da Alemanha, Paris e de outros lugares", e que as inscrições para transferência para outras partes da França tinham fechado.

A organização não-governamental Save the Children disse que "a situação das crianças em Calais após a demolição é pior do que nunca" e que algumas crianças "não tinham para onde ir".

Mas o chefe do escritório de imigração francesa disse à AFP que 10 autocarros estão de prontidão para levar aqueles que ficaram para trás para um abrigo.

"É a nossa oferta final", disse Didier Leschi.

Cerca de 1.500 crianças estão a ser alojadas temporariamente em contentores especialmente montados e instalados num parque que agora está completo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório