Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bombardeamentos russos na Síria vão ser suspensos na quinta-feira

As forças russas e sírias vão suspender na quinta-feira durante um período de oito horas os bombardeamentos sobre a cidade síria de Alepo, devastada por violentos combates, no âmbito de uma "pausa humanitária", foi hoje divulgado.

Bombardeamentos russos na Síria vão ser suspensos na quinta-feira
Notícias ao Minuto

18:34 - 17/10/16 por Lusa

Mundo Alepo

"Uma pausa humanitária entrará em vigor a 20 de outubro em Alepo entre as 08:00 e as 16:00" locais, declarou hoje o general Serguei Roudskoi, do Estado-maior russo, durante uma conferência de imprensa em Moscovo.

"As forças russas e sírias vão suspender durante este período os seus ataques aéreos e todos os outros ataques", precisou o mesmo representante do exército russo.

Moscovo e Damasco tomaram esta decisão "para permitir que os civis deixem [a cidade] livremente, para retirar doentes e feridos e para assegurar a retirada de rebeldes armados", indicou a mesma fonte.

Em reação, a chefe da diplomacia europeia, a italiana Federica Mogherini, qualificou esta decisão como "um passo positivo".

"Pode ser um começo (...) é com certeza um passo positivo", referiu a Alta Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, no fim de uma reunião dos chefes da diplomacia dos Estados-membros do bloco comunitário no Luxemburgo, em que foi adotada uma declaração que afirma que Moscovo e Damasco poderão ter cometido crimes de guerra.

"A última avaliação das agências humanitárias é, no entanto, que são necessárias 12 horas" para permitir o acesso de colunas humanitárias, referiu a representante, acrescentando que "ainda há trabalho a fazer para encontrar um terreno de entendimento".

Segundo explicou hoje o general Serguei Roudskoi, dois corredores humanitários serão abertos para a retirada de combatentes e outros seis corredores para a retirada de civis.

O representante assegurou que o exército russo tem estado "pronto para um cessar-fogo a qualquer momento, desde o primeiro pedido das organizações humanitárias, para assegurar o livre acesso de pessoal médico" naquela cidade síria.

"O lado russo está sempre pronto para discutir qualquer iniciativa e qualquer proposta para resolver a situação" em Alepo, disse ainda o general.

Antiga capital económica da Síria, Alepo está dividida desde 2012 entre as forças pró-regime de Damasco (oeste) e as forças rebeldes (leste). A cidade tornou-se um ponto crucial no conflito civil sírio que já fez mais de 300.000 mortos desde 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório