Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

EUA retiram 700 pessoas de Guantánamo à chegada do furacão Matthew

A Marinha norte-americana retirou 700 pessoas da base naval de Guantánamo, em Cuba, perante a chegada iminente do furacão Matthew, segundo informou na segunda-feira o Pentágono.

EUA retiram 700 pessoas de Guantánamo à chegada do furacão Matthew
Notícias ao Minuto

07:24 - 04/10/16 por Lusa

Mundo Marinha

Os deslocados, mulheres e filhos de militares destacados na base, foram transferidos durante o fim de semana para as instalações da Marinha em Pensacola, na Florida,

Não está prevista a retirada dos 61 detidos na prisão de Guantánamo.

"Tomámos medidas para manter o nosso pessoal e os detidos a salvo e seguros. Estão em edifícios sólidos e há muitos locais em que podem resguardar-se e permanecer a salvo", explicou o capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono.

Na base de Guantánamo vivem cerca de 5.500 pessoas entre pessoal militar e familiares, pelo que após a transferência ficam ainda cerca de 4.800 pessoas que têm a missão de "iniciar rapidamente os trabalhos de recuperação" após o furacão.

A retirada dos familiares dos militares permitirá à base "reduzir ao mínimo as operações" durante a passagem do Matthew.

O poderoso furacão de categoria 4 continua a sua rota com ventos máximos de 220 quilómetros por hora e causou as primeiras vítimas ao atravessar as Caraíbas, deixando um morto e um desaparecido no Haiti, informaram as autoridades na segunda-feira.

De acordo com um provável padrão de trajetória, espera-se que o Matthew chegue a Cuba na terça-feira e às Bahamas na quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório