Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Obama aconselha Hillary Clinton a ser "ela mesma" no primeiro debate

O Presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, aconselhou hoje a candidata presidencial do Partido Democrata Hillary Clinton a ser "ela mesma" no primeiro debate televisivo com o rival republicano Donald Trump.

Obama aconselha Hillary Clinton a ser "ela mesma" no primeiro debate
Notícias ao Minuto

19:26 - 23/09/16 por Lusa

Mundo Eleições

O primeiro dos três debates presidenciais previstos está agendado para a próxima segunda-feira (dia 26 de setembro) e será realizado na Universidade Hofstra em Long Island (Nova Iorque).

O debate entre os dois principais candidatos nas eleições presidenciais de 08 de novembro deverá bater recordes de audiências e irá ser analisado exaustivamente.

"Fiquei a conhecer Hillary, vi o seu trabalho e vi-a em momentos difíceis e em momentos fáceis", declarou o chefe de Estado norte-americano à estação ABC News a propósito da sua antiga secretária de Estado.

Os Estados Unidos, sublinhou Obama, nunca teve uma mulher na Presidência e Hillary Clinton "vai derrubar certas barreiras".

"Existe um nível de desconfiança e uma caricatura dela que não enquadra com a pessoa que conheço, uma pessoa que se preocupa profundamente com as crianças", disse.

"Ela é motivada por um profundo desejo de melhorar as coisas", insistiu Obama.

Quando questionado sobre qual seria o seu conselho para a candidata democrata, muito experiente ao nível de cargos políticos mas que suscita pouco entusiasmo junto do eleitorado, para o debate de segunda-feira, Barack Obama respondeu: "Seja ela mesma e que explique aquilo que a motiva".

A 46 dias das eleições presidenciais, a votação antecipada nos Estados Unidos já começou e cerca de 6.000 americanos já fizeram a sua escolha, segundo noticiou hoje a publicação norte-americana The Atlantic, que precisou que em algumas partes do estado do Wisconsin a votação antecipada começou na segunda-feira.

O título norte-americano referiu igualmente que vários milhões de eleitores já pediram os respetivos 'absentee ballots', os boletins de voto para eleitores que não podem comparecer pessoalmente nas assembleias de voto no dia das eleições.

Por exemplo, os eleitores dos estados do Minnesota e da Virgínia que já tenham o respetivo 'absentee ballot' poderão entregar o seu voto a partir de hoje.

Outros estados, nomeadamente alguns dos chamados "swing states" (estados que não têm uma tendência de voto definida e que são fortemente disputados e que podem decidir uma eleição) como Florida, Ohio, Iowa e Carolina do Norte, começaram a receber os pedidos para estes boletins de voto para eleitores ausentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório