Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Neonazi finlandês detido por homicídio de um homem durante manifestação

Um militante neonazi finlandês de 26 anos foi hoje detido pela morte de um homem agredido durante uma manifestação anti-imigração em Helsínquia, no início do mês.

Neonazi finlandês detido por homicídio de um homem durante manifestação
Notícias ao Minuto

13:34 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Militantes

Jesse Torniainen, de 26 anos, é suspeito de ter agredido a pontapé a vítima mortal, um homem de 28 anos que cuspiu à passagem dos militantes do Movimento de Resistência Finlandesa, um pequeno grupo neonazi, numa manifestação anti-imigração em Helsínquia.

A vítima, Jimi Karttunen, foi pontapeado no peito, desequilibrou-se e bateu com a cabeça no solo. Acabaria por morrer devido a uma hemorragia cerebral a 16 setembro, quase uma semana depois da agressão.

Jesse Torniainen compareceu hoje perante um tribunal em Helsínquia, onde foi acusado de atos violentos e homicídio involuntário agravado. Aguardará julgamento detido.

O suspeito vangloriou-se nas redes sociais de ter sido o agressor de Jimi Karttunen, pelo menos até este ter morrido.

A classe política finlandesa, incluindo o primeiro-ministro Juha Sipilä, condenou a agressão contra Karttunen.

Os movimentos neonazis e os grupos radicais de extrema direita têm vindo a tornar-se mais ativos na Finlândia desde que, em 2015, mais de 32.500 migrantes chegaram ao país nórdico.

Grupos de auto-defesa conhecidos como Soldados de Odin (em homenagem ao principal deus da mitologia nórdica) patrulharam, no outono passado, as ruas da capital finlandesa e de várias outras cidades mais rurais para "proteger a população" do que consideram ser "os intrusos islâmicos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório