Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Mugabe na Venezuela para Cimeira dos Países Não-alinhados

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, chegou, esta quinta-feira, à ilha venezuelana de Margarita para participar na Cimeira de chefes de Estado e de governo do Movimento dos Países Não-Alinhados (MNOAL).

Mugabe na Venezuela para Cimeira dos Países Não-alinhados
Notícias ao Minuto

07:12 - 16/09/16 por Lusa

Mundo Zimbabué

Mugabe, de 92 anos, foi o primeiro chefe de Estado a chegar ao aeroporto de Margarita, ilha no estado de Nova Esparta, no nordeste do país, onde se iniciou a conferência de ministros dos Negócios Estrangeiros que antecede a cimeira de líderes.

A reunião entre chefes de Estado e de Governo está prevista para o fim de semana, uma vez terminados os encontros entre os ministros dos Negócios Estrangeiros e entre as comissões técnicas, de economia social e política do MNOAL, que tiveram início na terça-feira.

A chegada de Mugabe foi criticada por líderes da oposição venezuelana que qualificaram de ditador o político africano que chegou ao poder no Zimbabué em 1987.

"Nenhum fórum pode ser considerado democrático [se conta] com a presença do déspota Robert Mugabe", escreveu o presidente do parlamento venezuelano, Henry Ramos Allup, no Twitter.

Miguel Pizarro, deputado da oposição, também assinalou, através daquela rede social, que apenas um governo "vergonhoso como o de Nicolás Maduro é capaz de receber com honras uma vergonha mundial como é o ditador Mugabe".

Até ao momento, os presidentes Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), Mahmud Abbas, (Palestina) e Hassan Rohani (Irão) confirmaram a sua presença na reunião de mais alto nível da 17.ª Cimeira dos Países Não-alinhados, que decorre até domingo, dia 18, com a participação de representantes de 120 países.

A Venezuela assume, por três anos, a presidência rotativa do Movimento de Países Não Alinhados (Mnoal), o que sucede pela primeira vez na história.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório