Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Central sindical moçambicana: Recursos naturais são uma maldição

A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM) afirmou hoje em Maputo que os recursos naturais de que o país dispõe já se estão a tornar numa maldição, apelando para o fim do conflito armado.

Central sindical moçambicana: Recursos naturais são uma maldição
Notícias ao Minuto

14:58 - 04/08/16 por Lusa

Mundo Trabalhadores

"A falta de paz sólida e efetiva no país tem uma mão externa, já nos sentimos amaldiçoados por causa de toda a riqueza marinha, gás, carvão e outro tipo de recursos", afirmou o secretário-geral da OTM, a maior central sindical do país, Alexandre Mondlane.

Falando durante a 17.ª Reunião da UNI-Africa, a região africana da UNI Global, uma congregação de organizações sindicais internacionais, Mondlane afirmou que a crise política e económica que Moçambique enfrenta pode provocar fissuras sociais graves, caso não seja travada a tempo.

"Estamos perante grandes desafios que estão a atingir níveis alarmantes e que nos podem levar a ter fissuras sociais", enfatizou o secretário-geral da OTM.

Alexandre Mondlane assinalou que a crise económica e política que o país enfrenta agravou a degradação das condições de vida dos moçambicanos, em geral, e dos trabalhadores, em particular, que já se vinham debatendo com baixos salários, emprego precário e baixa formação técnico-profissional.

"Apesar desta situação, estamos esperançosos de que melhores dias virão", frisou Mondlane.

Moçambique vai registar este ano o crescimento económico mais baixo dos últimos anos, atingindo um Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 4,5%, devido ao baixo preço das matérias-primas que exporta, acentuada derrapagem da moeda nacional, declínio no investimento privado, calamidades naturais e confrontos militares entre as forças de defesa e segurança e o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório